Estação do Bebê Burigotto
         
Sexta-feira, 21 de novembro de 2014.








 Amamentação

AMAMENTAÇÃO

    Durante a gestação existe, a produção de uma secreção clara que dura até as primeiras 24 horas depois do parto. É muito rica em anticorpos, portanto deve ser dada ao recém nascido para aumentar suas defesas, logo após o nascimento.

    fotoaleitamento

O Colostro que é o primeiro leite, que  aparece 24 horas após o parto. E amarelado e espesso (grosso). E um leite muito especial, de fácil digestão e assimilação com grande quantidade de substâncias que protegem o bebê. É uma verdadeira “vacina’ contra doenças perigosas que a mãe já teve. O colostro “limpa” o intestino do bebê, ajudando-o a evacuar o mecônio (substância esverdeada acumulada no intestino do bebê antes dele nascer e que serão suas primeiras fezes).

    O Leite Materno “desce” 2 ou 3 dias após o parto. Tem aspecto “aquoso” (de água), porém isso não significa que é fraco, é o “jeitão” dele. Ele contém grande quantidade de água, matando a sede do bebê. Por isso você não precisa dar água, chás entre as mamadas.

    O Leite Materno contém também grande quantidade de vitaminas, proteínas e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros meses de vida. No início da mamada o leite é claro, ficando mais denso e cremoso no final dela, porque contém mais gordura. Portanto você deve dar uma mama até que se esvazie totalmente, oferecendo a outra logo após. Se o bebê não mamar todo o leite da outra mama é porque já está satisfeito. No caso dela ficar ainda cheia de leite, faça a ordenha manual, conforme aprendeu com a equipe do pré-natal e ofereça primeiro esta mama na próxima mamada.

    O Leite Materno é digerido mais facilmente pelo bebê, por isso ele sente fome mais vezes ao dia. Já o leite de vaca contém mais gordura, demorando mais para ser digerido pelo bebê, deixando-o com sensação de “estômago cheio”.


    Vantagens da amamentação

1) Além de alimentar, o leite materno tem uma grande quantidade de anticorpos. Cada ato de amamentar equivale, a grosso modo, a uma vacinação contra uma série de doenças, infecções (principalmente ligadas ao aparelho respiratório e digestivo) e alergias (urticárias, eczemas, etc.).

2) Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.

3) Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranqüilo e carinhoso.

4) O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.

5) Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.

6) A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.

7) Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.

8) Amamentar reduz a possibilidade de infecções. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.

9) Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face.

10) Ajuda a diminuir a desnutrição e reduz a mortalidade infantil.



Imprimir essa página




centro de estudos do genoma humano Fundação Pró-Sangue
Fundação Pró-Sangue
 


Copyright © 2002 - 2014 Lojas Estação do Bebê Ltda.
Todos os direitos autorais reservados.
 
 
Buscador Google
 

site oficial da rupública federativa do brasil


SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria
veja mais...


INMETRO
veja mais...


Agência Nacional de Vigilância Sanitária
veja mais...


PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DE S.PAULO
veja mais...


CRIANÇA SEGURA
veja mais...


PORTAL DO CONSUMIDOR
veja mais...