Estação do Bebê Burigotto
         
Sexta-feira, 24 de outubro de 2014.









Alguns cuidados podem evitar a má digestão

   Estômago pesado e sensação de mal-estar após as refeições. Esses sintomas podem indicar uma má digestão dos alimentos. Adotar algumas medidas simples no dia-a-dia pode auxiliar na prevenção deste problema, que pode surgir como reflexo de uma vida agitada, onde as refeições nem sempre saudáveis são feitas às pressas, sem que as pessoas prestem muita atenção aos alimentos que estão ingerindo.
   
   Alimentos ricos em gordura demoram mais para se deslocar do estômago para o intestino delgado. É por esse motivo que sentimos saciedade por mais tempo quando ingerimos alimentos com uma quantidade razoável de gordura. Esta característica da digestão dos alimentos ricos em gorduras também aumenta os riscos de uma má digestão, quando há excessos.
   
   Beber líquidos durante as refeições é permitido quando o assunto é má digestão, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Para algumas pessoas essa mistura pode gerar excesso de ingestão alimentar na medida em que os líquidos acabam por levar a uma maior facilidade na propulsão do bolo alimentar (a comida "desce" mais facilamente) O resultado é a desagradável a sensação de empachamento ("barriga" cheia demais). A eventual dificuldade para respirar, especialmente nos já obesos, é resultado da compressão do estômago cheio sobre o diafragma, músculo cujo movimento promove a entrada e saída de ar dos pulmões.
   
   As pessoas que têm o hábito de comer porções generosas de comida à noite, antes de dormir, também correm risco maior de ter problemas de má digestão porque durante o sono a digestão se torna mais lenta.
   
   Dicas:
   
   - Procure fazer refeições regulares;
   - Alimente-se em ambientes tranqüilos;
   - Coma devagar, mastigando bem os alimentos;
   - Coloque alimentos de todos os grupos alimentares no seu prato: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais;
   - Evite frituras e alimentos ricos em gordura;
   - Evite beber líquidos demais durante as refeições;
   - Evite comer grandes porções de comida, principalmente as gordurosas antes de ir se deitar.
   
   (Fonte: Portal Unimed)




 Enviar esta dica para alguém
[Seu nome]
[Para qual e-mail você deseja enviar a lista]

    



centro de estudos do genoma humano Fundação Pró-Sangue
Fundação Pró-Sangue
 


Copyright © 2002 - 2014 Lojas Estação do Bebê Ltda.
Todos os direitos autorais reservados.
 
 
Buscador Google
 

site oficial da rupública federativa do brasil


Agência Nacional de Vigilância Sanitária
veja mais...


INMETRO
veja mais...


PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DE S.PAULO
veja mais...


CRIANÇA SEGURA
veja mais...


SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria
veja mais...


PORTAL DO CONSUMIDOR
veja mais...