Estação do Bebê Burigotto
         
Quinta-feira, 30 de outubro de 2014.









Voltando à forma depois do parto

   Feliz com a chegada do bebê e ansiosa em voltar a ter o corpo de antes da gravidez: assim ficam as mamães logo após dar à luz. Uma preocupação que não deveria tirar-lhes o sossego, pelo menos nas primeiras 8 semanas, tempo que o organismo (com exceção dasd mamas) leva para voltar à sua forma original e que é conhecido como puerpério, pós-parto, dieta ou resguardo.
   
   De acordo com o Ginecologista Obstetra Dr. Alberto Plenamente Júnior, voltar à forma rapidamente é a recompensa para quem não abusou da alimentação na gestação e não engordou mais do que 10 quilos. No momento do parto perde-se em média, 4 a 5 quilos e após uma semana, mais dois quilos, decorrentes da eliminação de líquido retido durante a gravidez. O que sobrar, deverá ser eliminado por meio de exercícios físicos e de uma alimentação adequada, mas longe de dietas radicais, que podem comprometer a produção de leite materno. Deve-se priorizar o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes, grelhados e bastante cálcio, evitando pães, massas, doces e refrigerantes. “Não há justificativa para a mãe que engorda 20 quilos pensando que assim ter´pa um bebê saudável. Se ela comer demais, é ela quem vai engordar e não o bebê”, sentencia.
   
   Nem tudo, porém, está perdido. Pesquisas realizadas pela Academia Nacional de Ciências do Instituto de Medicina dos Estados Unidos motram que uma mulher produz, em média, 750 mililitros de leite materno por dia e gasta 640 calorias para produzi-lo, ou seja: amamentar emagrece (além de ser altamente benéfico para o bebê). Para estimular a lactação, é necessário ingerir bastante líquido, como água, sucos e chás (sem açucar), água de coco, vitaminas e evitar refrigerantes que engordam, prendem o intestino e aumentam a produção de gases.
   
   Barriga e Manchas de Pele
   Uma das partes mais afetadas pela gravidez é a parede abdominal. Logo após o parto, é normal apresentar-se flácida. “Em geral, a pele tem boa capacidade para suportar uma distensão. Porém, em algumas situações, a gestante engorda muito uo ocorre excesso de acúmulo do líquido amniótico, ocorrendo uma maior dificuldade de recuperar o tônus muscular”. Para previnir o problema, deve-se controlar o peso e hidratar bastante a região. Se, ainda assim, a flacidez se mantiver, Dr. Plenamente recomenda a atividade física. Quanto aos cloasmas (manchas no rosto que aparecem durante a gravidez), o uso de protetor solar, com FPS superior ao normalmente utilizado é fundamental. “Apele fica mais sensível nessa época, o que não quer dizer que seja proibido ir à praia. Além do protetor solar é recomendável uasr chapéu de aba larga para proteger o rosto. A linha escura que aparece no abdômen desaparece em alguns meses após o parto. Já as manchas no rosto necessitarão de tratamento dermatológico”, acrescenta Dr. Alberto. Os vasinhos que aparecem nas pernas, devido à compressão da veia cava, também tendem a regredir com o nascimento do bebê. De qualquer forma, o uso de meias elásticas é recomendável.
   
   Depois do parto, é comum a mulher apresentar um certo desinteresse pelo companheiro. “A gravidez não afeta a vida sexual, aliás é quando a mulher se torna mais mulher. O que acontece é que algumas têm certa dificuldade para separar a maternidade da vida sexual, daí o desinteresse, puramente psicológico”, explica o médico. Os únicos cuidados a serem tomados após o parto são: esperar a completa cicatrização de útero (o que ocorre por volta da 6ª semana) e ter delicadeza nas primeiras relações, pois o revestimentoda vagina está mais fino e menos lubrificado. Para evitar uma nova gravidez (a amamentação não atua como anticoncepcional) recomenda-se o uso de condon, diafragma, DIU ou ainda o uso de pílulas próprias para quem está amamentando e que devem ser tomadas qpenas sob prescrição médica.
   
   
   (Fonte: Hospital e Maternidade Brasil)




 Enviar esta dica para alguém
[Seu nome]
[Para qual e-mail você deseja enviar a lista]

    



centro de estudos do genoma humano Fundação Pró-Sangue
Fundação Pró-Sangue
 


Copyright © 2002 - 2014 Lojas Estação do Bebê Ltda.
Todos os direitos autorais reservados.
 
 
Buscador Google
 

site oficial da rupública federativa do brasil


SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria
veja mais...


Agência Nacional de Vigilância Sanitária
veja mais...


INMETRO
veja mais...


PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DE S.PAULO
veja mais...


PORTAL DO CONSUMIDOR
veja mais...


CRIANÇA SEGURA
veja mais...