Estação do Bebê Burigotto
         
Quinta-feira, 2 de outubro de 2014.









Exame para saber o sexo do bebe com 8 semanas de gestação

   A sexagem fetal ou diagnóstico precoce do sexo do bebê é uma nova técnica para identificação do sexo do feto, realizada através de uma amostra de sangue da mãe, numa fase inicial da gestação. Durante a gravidez acontece a passagem de uma pequena quantidade de células fetais para o sangue materno. O exame dessas células na corrente sanguínea revela, sem riscos, o sexo do bebê, pois requer apenas a coleta de um pouco de sangue da mãe.
   
   Existe a esperança de, no futuro, exames desse tipo substituírem a amniocentese e biópsia de vilo corial para a avaliação de anomalias cromossômicas. Entretanto, ainda há dificuldades para o diagnóstico de outras doenças, apesar de o conhecimento do sexo do bebê ajudar no tratamento precoce de certas patologias que se manifestam em determinado sexo (deficiência de 21 hidroxilase). Várias tentativas têm sido feitas, e já se conseguiram muitos avanços.
   
   Este teste se baseia na identificação de partes do cromossomo Y na circulação sanguínea materna. Como apenas o indivíduo do sexo masculino possui esse cromossomo, sua presença indica um menino, e sua ausência, uma menina. Este exame feito num laboratório de Biologia Molecular vem sendo desenvolvido e experimentado há algum tempo.
   
   Confira as dúvidas mais frequentes:
   
   Quem pode fazer o Exame?
   Qualquer mulher grávida que assim o desejar. O teste não detecta gravidez, assim, se uma mulher que não tiver grávida fizer o teste, este apontará resultado de menina, pois apenas identificará a ausência de DNA masculino.
   
   Há uma idade gestacional mais apropriada para a realização do teste?
   Não. O teste pode ser realizado em qualquer fase da gravidez, mas os índices de acerto são maiores com o avançar da gravidez!
   
   O fato da gestante ter tido gestações anteriores de meninos ou meninas interfere no resultado?
   Não. O DNA fetal é rapidamente eliminado da circulação materna poucas horas após o parto.
   
   E se a gravidez for gemelar (gêmeos)?
   Para gêmeos univitelinos (idênticos) o resultado é válido para ambos. Para gêmeos diferentes fraternos (mais de uma placenta ) se o resultado do teste for menino isto quer dizer que ao menos um dos gêmeos é menino. Se o resultado for menina, indica que ambas as gêmeas são meninas.
   
   Quanto tempo demora pra sair o resultado?
   No máximo 5 dias úteis.
   
   Pode haver resultado inconclusivo?
   Sim, em aproximadamente 5% dos casos, principalmente se a mãe estiver nas primeiras 7 semanas de gravidez. Nesses casos pedimos uma nova coleta 2-3 semanas depois.
   
   O teste pode indicar alguma anomalia com o feto?
   Embora o objetivo seja realmente diagnóstico precoce e não-invasivo de anomalias, neste formato que estamos oferecendo a única coisa que pode ser prevista é o sexo fetal.
   
   
   (Fonte: Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - Dr. Paulo Eduardo Levi)




 Enviar esta dica para alguém
[Seu nome]
[Para qual e-mail você deseja enviar a lista]

    



centro de estudos do genoma humano Fundação Pró-Sangue
Fundação Pró-Sangue
 


Copyright © 2002 - 2014 Lojas Estação do Bebê Ltda.
Todos os direitos autorais reservados.
 
 
Buscador Google
 

site oficial da rupública federativa do brasil


CRIANÇA SEGURA
veja mais...


Agência Nacional de Vigilância Sanitária
veja mais...


PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DE S.PAULO
veja mais...


SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria
veja mais...


PORTAL DO CONSUMIDOR
veja mais...


INMETRO
veja mais...