Estação do Bebê Burigotto
         
Sexta-feira, 31 de outubro de 2014.









O que causa assaduras? Saiba como prevenir e tratar

   A maioria dos casos de assaduras é resultado de uma irritação de pele causada pela umidade na área coberta pela fralda. Mudanças no pH da pele, proteínas encontradas nas fezes e infecção secundária por bactérias ou lêvedo são os principais causadores. Abaixo estão outras causas comuns.
   
   • Limpeza inadequada na área coberta pela fralda. Como as assadura na área na fralda ocorrem devido a mudanças de pH decorrentes da combinação de xixi e cocô, é necessário remover completamente as impurezas da pele do bebê. Tente usar uma toalha felpuda e água quente. Em peles sensíveis é melhor usar somente água, em outros casos pode ser necessário usar sabão neutro. Evite usar fraldas grossas e esfregar com toalhas ásperas, pois isso só irá piorar as assaduras e deixar o bebê mais desconfortável. Evite ainda usar lenços umedecidos que contenham álcool, pois apenas arderá e irritará a assadura.
   
   • Quantidade insuficiente de troca de fraldas. Estudos mostram que crianças que têm as fraldas trocadas pelo menos a cada hora e meia, duas hora, não costumam ter assaduras. A troca freqüente de fraldas é importante por duas razões: 1) umidade prolongada torna a pele frágil e sujeita a assaduras; 2) quanto mais tempo o xixi e o cocô permanecerem em contato com a pele, mais esta será prejudicada pelas enzimas do cocô. Fraldas superabsorventes podem ser uma boa opção.
   
   • Infecções causadas por lêvedo. Se a pele do bebê ficar úmida por muito tempo, ela estará suscetível a assaduras causadas por lêvedo, o tipo de assadura mais persistente. Grandes quantidades de antibiótico podem causar diarréia, o que pode dar início às assaduras causadas por lêvedo. Este tipo de assadura pode ser identificado pelas feridas intumescidas, rosadas ou com pus branco ao redor de uma mancha vermelha na área coberta pela fralda. O bebê pode ter as manchas na boca também e pode ser que seus seios fiquem sensíveis caso esteja amamentando. Se esta condição persistir, consulte o pediatra assim que possível para começar um tratamento antifúngico.
   
   
   Prevenção e tratamento
   
   Veja aqui como prevenir o surgimento de assaduras.
   
   • Troque as fraldas do bebê tão logo elas fiquem molhadas ou sujas.
   
   • Limpe totalmente a área genital do bebê e espere secar, tomando cuidado para não esfregar muito a pele.
   
   • Cubra o bumbum do bebê com uma fina camada de loção protetora ou pomada para assadura (Hipoglós).
   
   • Ao colocar uma fralda limpa, não aperte muito, deixe circular um pouco de ar.
   
   • Procure usar fraldas extra-absorventes ou com loção à base de petrolato na camada que fica em contato com a pele do bebê.
   
   • Observe atentamente a área coberta pela fralda caso a criança esteja tomando antibióticos ou tiver diarréia e procure trocar as fraldas com freqüência.
   
   Eis alguns métodos testados e aprovados para tratar uma assadura após seu surgimento.
   
   • Troque as fraldas do bebê freqüentemente para reduzir a umidade na pele.
   
   • Areje a pele, deixando o bebê passar algumas horas por dia sem a fralda (embora seja bom estar preparada caso aconteça algum acidente!).
   
   • Limpe totalmente o bumbum do bebê e seque antes de colocar uma fralda limpa.
   
   • Aplique uma grossa camada de loção contendo óxido de zinco ou pomada para assadura (Hipoglós) (ou outra loção recomendada pelo médico), para evitar que o xixi entre em contato com a pele irritada.
   
   • Se tudo isso não der resultado, experimente trocar a marca da fralda ou do sabão em pó, caso o bebê use fralda de pano.
   
   • Pense em usar fralda descartável com loção a base de petrolato na camada que fica em contato com a pele do bebê.
   
   • Consulte o pediatra se as assaduras não desaparecerem em alguns dias ou se surgirem bolhas ou feridas com pus.
   
   
   (Fonte: Instituto Pampers)




 Enviar esta dica para alguém
[Seu nome]
[Para qual e-mail você deseja enviar a lista]

    



centro de estudos do genoma humano Fundação Pró-Sangue
Fundação Pró-Sangue
 


Copyright © 2002 - 2014 Lojas Estação do Bebê Ltda.
Todos os direitos autorais reservados.
 
 
Buscador Google
 

site oficial da rupública federativa do brasil


PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DE S.PAULO
veja mais...


SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria
veja mais...


Agência Nacional de Vigilância Sanitária
veja mais...


CRIANÇA SEGURA
veja mais...


PORTAL DO CONSUMIDOR
veja mais...


INMETRO
veja mais...